O clima organizacional é fator indispensávela para o alcance de resultados eficazes nas organizações. Mantê-lo em alto grau de satisfação é uma atitude de suma importância para os profissionais da área de Administração.
Em tempos de grandes desafios do mundo corporativo, as empresas enfrentam momentos nada desejáveis no dia-a-dia. Problemas financeiros, resultantes de uma economia instável; clientes cada vez mais exigentes; funcionários viviendo numa forte pressão já fazem parte do cenário atual empresarial. O gerente, supervisor, administrador, mediante tal realidade, tem a obrigação de saber lidar com o bom equilíbrio do clima organizacional...
...a qualidade em relacionamentos, comportamentos e atitudes que geram resultados eficazes são atividades primordiais e que precisam ser buscadas continuamente para proporcionar a sobrevivência da empresa.
Pode-se definir Clima Organizacional como sendo as impressões gerais ou percepções dos empregados com relação ao seu ambiente de trabalho...
...é de suma importância esses profissionais desenvolverem o nível de satisfação no ambiente de trabalho, pois é este clima que irá direcionar a empresa para bons resultados. São as pessoas (funcionários) que constituem o coraçção da empresa, que levam emoções aos clientes, que fortalecem a marca e filosofia da empresa. Favorecer um ambiente propício ao alcance do bem-estar e satisfação no cotidiano de trabalho passa a ser tarefa obriagatória para a administração...
...de todas as estratégias para avaliação do clima, a pesquisa de clima organizacional é a mais completa. Ela permite à empresa identificar seus pontos fracos e a satisfação de seus colaboradores com relação a varios aspectos da organização...
...representa também uma oportunidade para que os funcionários expressem seus pensamentos e sentimentos em relação à empresa...
...geralmente, nessas pesquisas, as empresas buscam saber a opinião dos funcionários quanto as seguintes variáveis: o trabalho realizado, salário, benefícios, integração entre setores, supervisão e liderança, estilo gerencial, comunicação, treinamento e desenvolvimento, progresso profissional, relacionamento interpessoal, estabilidade no emprego etc...
Gerenciar o clima pressupõe duas preocupações, uma de natureza social e outra econômica. A primeira remete-nos aos cuidados com qualidade de vida no trabalho, enquanto a segunda visa melhorar a produtividade da organização com o aumento do engajamento, do comprometimento, da motivação de seus empregados...
Por: Ronaldo Bernardino Vieira
A matéria está na Revista Brasileira de Administração - ed nº 79 de nov/dez 2010
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